jump to navigation

O dilema da Rede Record: Qualidade ou IBOPE? 19/03/2010

Posted by thiagos88 in audiencia, audiencia da tv, audiencia de tv, audiencia e tv, Audiencias, esporte, famosos, filme, fofoca, noticia, novela, Novelas, R7, record, televisão, tv.
trackback

https://i2.wp.com/www.fayerwayer.com.br/wp-content/uploads/2009/03/jogo.jpg

Focar somente em Ibope é um erro para qualquer emissora que busque Padrões Internacionais de Qualidade, como é o caso da Record.

Você não assiste uma emissora porque ela dá mais ou menos Ibope, isso não existe!

A escolha acontece pela qualidade do programa, o que interessa é a programação bem realizada, sem “repetécos” ou a baixa qualidade que irrita o público.

O mercado publicitário sabe disso também, e por isso não leva somente o Ibope em consideração, mas a qualidade do programa e principalmente do público que este atinge.

Os Jogos de Inverno trouxeram uma grande lição, mostrou que o brasileiro gosta sim de bons produtos e admira beleza, leveza e qualidade.

Dizer que brasileiro só gosta de baixaria, de aberração e programas chulos de péssimo gosto não é totalmente verdade.

Basta ver que as programações de péssima qualidade dão Ibope, porém, tropeçam no faturamento, enquanto produtos de qualidade às vezes podem tropeçar no Ibope, mas estouram no faturamento.

Afinal, qual o objetivo de uma empresa senão o melhor faturamento. Popularidade pode não ser tudo, e não é  tudo mesmo!

Vancouver trouxe um faturamento recorde para a Rede Record, (só a cervejaria Itaipava pagou R$ 38 mi de patrocínio) e mais que isso, trouxe prestígio e surpreendeu a todos, até a própria Record. Trouxe melhoria do Ibope em vários horários.

Patrocinadores de primeiro time, como Coca-Cola, Itaipava, Petrobrás, Avon, Unilever, Caixa Federal, Banco do Brasil, Ambev, Kia Motors, Fiat, HSBC, Hyunday, Mercedes, Vale, Votorantim e outras empresas de prestígio, buscam produtos de alta qualidade como o programa  “Idolos” versão brasileira de “American Idol” e “O Aprendiz”, além é claro das Olimpíadas.

Ligar a imagem da emissora aos esportes olímpicos mostrou ser uma estratégia incrível.

A Record tem muitos acertos em relação a suas produções, como suas novelas e agora com mini-séries bem produzidas, porém, tem comete erros grotescos que confundem o seu telespectador.

A contratação de Augusto Liberato, o Gugu foi o pior deles, não em números mais em valor agregado.

O que Gugu acrescentou à Record?

Investimentos altíssimos e desproporcionais, portanto, um erro empresarial cometido por algum diretor desequilibrado, que certamente foi avisado por executivos mais experiêntes e não deu ouvidos, resultado: prejuízo de imagem e faturamento.

A Televisão mundial segue um padrão, esse Padrão de Qualidade Internacional foi alcançado pela Globo. A Record busca esse Padrão Internacional com sucesso principalmente em seu Jornalismo, mais especificamente com o Jornal da Record, Fala Brasil e Domingo Espetacular. Outros ainda tropeçam no popularesco, porém, a tendência de regionalização é acertada.

Espero que a lição das Olimpíadas traga uma reflexão aos Executivos da Rede Record.

Que isso se reflita na programação e possa trazer um frescor de novidades com muita qualidade, deixando de focar só o Ibope, este como secundário, se torna consequência da própria evolução do telespectador.

Jamais voltar a apelação de programas como: Geraldo Brasil, Cidade Alerta, e tanto outros erros grotescos que devem ficar no passado e no esquecimento para a Rede Record.

Chega de tantos tropeços. A Record precisa voltar a encarar a Globo de frente.

Produzir bons programas e apostar neles com confiança e encarar a Globo como fez de 2004 até 2008.

Se a própria Record não acreditar nos seus produtos, quem vai acreditar?

Por: Aluísio Duran

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: